O novo restaurante subaquático da Noruega é realmente de tirar o fôlego
Fonte: Forbes.com
O Under, que está prestes a se tornar o primeiro restaurante subaquático da Europa, abriu oficialmente reservas on-line para datas a partir de abril de 2019. Para desfrutar plenamente da experiência - e dos pratos sazonais preparados sob o olhar atento do chef Nicolai Ellitsgaard -, o espaço é incentivado a distribuir 3,5 a 4 horas para sua refeição. Aqueles ansiosos por serem os primeiros a experimentar as deslumbrantes vistas do mar de Under terão que se mover rapidamente, já que várias datas disponíveis já desenvolveram listas de espera. Quando abrir na próxima primavera, Under será o maior restaurante subaquático do mundo.
A Under foi construída em uma barca na costa de Båly, uma pacata cidade no extremo sul da Noruega, no primeiro semestre de 2018. Em julho, contêineres cheios de água foram colocados dentro da estrutura, que foi então submersa sob o Mar do Norte a uma profundidade de dezesseis pés. Dezoito pontos de ancoragem foram presos ao fundo do mar, onde permaneceu nos últimos meses. Nem todo Under está submerso, no entanto, metade dele fica acima da superfície como um cubo de gelo flutuante.
Aqueles que não se sentem à vontade para jantar debaixo d'água devem saber que as paredes da Under são de um metro de espessura e foram especificamente projetadas para suportar a pressão e os choques de um ambiente marinho. De fato, Snøhetta, o cérebro arquitetônico por trás da Under, está tão confiante em seu design que escolheu deliberadamente colocar Under em águas que sabe ser duro. "A experiência mais emocionante será visitar o restaurante durante o mau tempo", explica Rune Grasdal, arquiteto sênior da Snøhetta. “Será fantástico ver a superfície do mar quebrada pelas grandes ondas e pela chuva, proporcionando uma visão muito dramática.” Grasdal também observou que a forma ligeiramente curvada da Under ajuda a minimizar o impacto da onda e que toda a estrutura foi projetada para o vento e as ondas traiçoeiras da Noruega.
Foi projetado em três níveis distintos. O nível superior é a área de entrada e guarda-roupa, o nível médio um bar de champanhe e o nível mais baixo da sala de jantar, que abriga duas longas mesas de jantar e várias mesas menores com capacidade para oito a cem convidados. Todas as mesas oferecem uma visão intocada da janela panorâmica principal, que mede um escalonamento de trinta e seis pés de largura por treze metros de altura. A Snøhetta instalou estrategicamente iluminação no interior do restaurante e no fundo do mar para mostrar a vida aquática excepcional nas proximidades. Não para criar espaços de uso único, o Under também funcionará como um centro de pesquisa para biólogos marinhos e outros pesquisadores para estudar a mesma vida selvagem subaquática.