top of page

Turnover alto? Atenção a algumas dicas!

Fonte: resourcefulmanager.com

por Renee Cocchi

Mas todos sabemos que em algum momento algo acontecerá e fará com que um de seus jogadores "A" saia.

O que é essa "coisa" pode não estar sob seu controle.

O problema é, a rotatividade de funcionários custa muito dinheiro às empresas!

Os custos diretos de reposição de funcionários podem chegar de 50% a 60% do salário anual de um funcionário, de acordo com a Sociedade de Administração de Recursos Humanos. E quando outros fatores são incluídos, os custos totais podem subir de 90% a 200% de um salário anual.

Isso é algum sério problema!

Assim, o que você pode fazer?

Preste atenção aos seus funcionários e dê atenção aos sinais de que eles podem estar ficando inquietos e belisque-os pela raiz.

Os sinais típicos são:

· ausências excessivas e frequentes solicitações de folga

· chegando atrasado e saindo cedo

· mudanças de atitude

· qualidade do trabalho cai

· tendo excessivos laudos médicos, e

· vestir-se extremamente bem para trabalhar quando eles geralmente não o fazem.

Mas aqui estão 12 sinais de aviso não tão óbvios que você pode não pensar que também indicam que alguém está se preparando para pilotar o galinheiro:

1) Atenção Com Perfis Online

Um bom indicador de que um funcionário está procurando seguir em frente é um perfil do LinkedIn atualizado recentemente. Verifique se ele está compartilhando atualizações de status regulares. Se sim, isso é uma indicação muito clara de que a pessoa quer ser notada. Além disso, você pode pesquisar os quadros de empregos de nicho para ver se o seu trabalhador de destaque tem postado seu currículo.

2) Participando De Conferências

Se, de repente, certos funcionários começarem a pedir para participar de conferências, eles podem estar tentando se tornar mais visíveis. Eles também podem estar tentando obter mais conhecimento do setor. Então, cabe a você descobrir quais são os motivos deles.

3) Desculpas Frequentes Para Fazer Chamadas Pessoais

Quando os funcionários começam a deixar a área de trabalho para fazer chamadas pessoais regularmente, é provável que recebam novas ofertas de emprego ou tenham uma crise pessoal. Não tire conclusões precipitadas, mas comece a investigar para ver o que está acontecendo ou confira alguns desses outros indicadores.

4) Experimentando A Maior Mudança De Vida

Mudanças importantes na vida muitas vezes estimulam as pessoas a ganhar mais dinheiro, obter um título melhor ou desistir de trabalhar por completo. Alguns desses eventos vão se casar, se divorciar, ter um bebê, comprar uma casa, ter um cônjuge ou conseguir um novo emprego. O funcionário pode fazer seu trabalho remotamente? Se sim, faça a oferta para que você não precise substituí-la.

5) Volta Ao Trabalho Anterior

Suspeita que alguém esteja procurando outro emprego? Pegue o seu currículo e verifique a situação do emprego passado. O funcionário tem um histórico de mudança depois de cinco ou seis anos de trabalho? Nesse caso, é muito provável que a história se repita, a menos que algo seja feito para mudar de ideia.

6) Razões Para Sair do Emprego Anterior

Você sabe por que seus funcionários deixaram seus empregos anteriores? Se não, descubra. Os funcionários geralmente são consistentes com suas razões para deixar o emprego. Portanto, durante as entrevistas, certifique-se de perguntar aos possíveis funcionários que fatores os fizeram abandonar seus empregos anteriores. Se você os contratou, anote os dados e consulte-os regularmente para ver se esses fatores estão ocorrendo com seus trabalhos atuais.

7) Começa A Reclamar

Você tem um empregado que raramente reclamou, mas agora está reclamando muito mais? Isso é uma grande bandeira vermelha. Algo ficou sob a pele dessa pessoa e ela não está feliz. Descubra o que está errado. Se você não o fizer, poderá estar substituindo mais de uma pessoa, se a atitude dela começar a atrapalhar seus colegas de trabalho.

8) Perde Um Amigo Próximo

Se alguém da sua equipe sair, e ele tiver um amigo próximo no escritório, adivinhe? Você pode estar substituindo duas pessoas. Muitas vezes, isso acontece porque o funcionário que saiu recrutará ativamente o amigo para se juntar a ele em sua nova empresa.

9) Torna-se Isolado

Se a pessoa não for recrutada pela amiga como no nº 8, a funcionária pode começar a se isolar. Se sua empregada está fazendo o check out, no trabalho. Se isso acontecer, é uma boa ideia abordá-la e conversar sobre ela pode não sentir necessidade de continuar cultivando relacionamentos pessoais isso.

10) Atrito Entre Os Funcionários

Você notou que um dos seus melhores funcionários está muito batendo cabeça com outro funcionário? Nesse caso, convém descobrir o que está acontecendo e ajudar a resolver o problema. Se o relacionamento for deixado para infeccionar e se tornar tóxico, isso pode custar-lhe um empregado valioso.

11) Passa Tarefas Para Os Outros

Um dos membros de sua equipe repentinamente está delegando seu trabalho para outros? Ele pode saber algo que você não sabe, como se ele estivesse dando entrevistas para um novo emprego. A menos que tenha autorizado as reatribuições, ligue para ele. É seu direito descobrir por que ele está diminuindo sua carga de trabalho. Talvez seja um problema médico ou talvez ele tenha um pé fora da porta já.

12) Resultado Reduzido

Quando alguém está se movimentando como no nº 11, ela começa a reduzir seus níveis de produção. Então, quando você perceber que um bom funcionário não está mais participando de reuniões ou se oferece para ajudar em tarefas extras, é hora de investigar.

* * *

Pode parecer muito para manter seu olho em tudo isso, mas é muito menos trabalho do que encontrar novos funcionários!

Arquivo
bottom of page